top of page

TeleVisões

 (UFF)

IMG_7261_cópia.jpg
  • Ano de Criação: 2016

  • Vínculo: PPGCOM-UFF

  • E-mail: eventotelevisoes@gmail.co

  • Coordenação: Ariane Holzbach e Mayka Castellano

  • icone site
  • Facebook - Círculo Branco

O TeleVisões é um grupo de pesquisa coordenado pelas professoras Ariane Holzbach e Mayka Castellano, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense. O grupo reúne alunos de pós-graduação e graduação interessados nos estudos da Televisão em seus diferentes aspectos, sobretudo os ligados às configurações das novas mídias. 

Projetos de pesquisa mais recentes realizados pelo grupo:

  • Cartografias dos gêneros televisivos e as estratégias de veiculação do YouTube 

  • Gênero, interseccionalidade e discursos sobre qualidade na ficção seriada televisiva contemporânea

  • Netflix e as práticas dos fãs: as novas formas de consumo de ficção seriada televisiva 

Trabalhos mais recentes apresentados em eventos pelo grupo:

  • HOLZBACH, A. D. Es posible universalizar las narrativas? Desafíos de las animaciones transnacionales en un mundo globalizado. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário). 

  • HOLZBACH, A. D. Televisão sem Fronteiras: O canal transnacional Cartoon Network em diálogo com o desenho brasileiro Irmão do Jorel. In: XXVII Compós, 2018, Belo Horizonte. Anais do XXVII Compós, 2018. 

  • HOLZBACH, A. D.. A TV que você não vê: uma análise da produção televisiva brasileira direcionada para crianças pequenas. In: XXVI Encontro Anual da Compós, 2017, São Paulo. Anais do XXVI Encontro Anual da Compós, 2017. 

  • Castellano, Mayka.; Meimaridis, Melina ; Ferreirinho, Gabriel . ?TV de qualidade é TV masculina??: controvérsias de gênero no debate sobre dramas de prestígio. In: Comunicon, 2018, São Paulo. Anais do 7o Encontro de GTs do Comunicon, 2018. 

  • Castellano, Mayka.; THIAGO, J. P. ; Noronha, Iara . Netflix, eu te amo!: o capital emocional no relacionamento entre a empresa de streaming e os consumidores-fãs. In: XL Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do XL Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017. 

Publicações mais recentes do grupo em periódicos, livros, dentre outros:

 

  • HOLZBACH, A. D.; DORNELLES, W. S. . Definição pela exclusão: apontamentos iniciais sobre os limites conceituais dos programas infantis. MÍDIA E COTIDIANO, v. 14, p. 117 

  • HOLZBACH, A. D.; NANTES, J. D. ; FERREIRINHO, G. . Existe espaço para as crianças na televisão! A presença da programação infantil na TV aberta mundial. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 17, p. 244-267, 2020.-132, 2020. 

  • HOLZBACH, A. D.. Eles cresceram tão rápido: o Cartoon Network em diálogo com o desenho brasileiro Irmão do Jorel. MATRIZES (ONLINE), v. 13, p. 211-229, 2019. 

  • BELO, POLLYANE ; CASTELLANO, MAYKA . O Anônimo Excludente: Experimentações do corpo- subjetividade de uma mulher negra em um ambiente digital de anonimato. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 22, p. 247-269, 2019. 

  • Castellano, Mayka.; Meimaridis, Melina ; Ferreirinho, Gabriel . Dramas televisivos de prestígio e masculinidade. COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO (ONLINE), v. 20, p. 76, 2019. 

bottom of page