COMCULT
Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades (UFMG)
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Ano de Criação: 2008
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Vínculo: PPGCOM-UFMG
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E-mail: grupocomcultufmg@gmail.com
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Coordenação: Simone Maria Rocha
O COMCULT atua em nvestigações sobre o audiovisual latino-americano a partir de cinco pilares:
1) História cultural e crítica do audiovisual latino-americano;
2) estudos de televisão transnacional/não linear e novas mídias (estratégias de mercado, de produção de conteúdo e experiência cultural);
3) estudos de cultura visual;
4) hermenêutica da narrativa;
5) Teoria social crítica latino-americana.
Ênfase no desenvolvimento de pesquisas voltadas para o audiovisual contemporâneo em diversas plataformas e modelos de negócio e suas relações com as questões relacionadas ao contexto de produção, circulação e divulgação dos produtos.
Atenção dirigida às dimensões que permitem explorar as potencialidades:
i) da discursividade visual e da figuração narrativa;
ii) da experiência narrativa, visual e cultural oferecida;
iii) da identificação de estratégias de mercado e de comunicabilidade;
iv) da inserção do audiovisual latino-americano no contexto da televisão transnacional e não linear.
Projetos de pesquisa mais recentes realizados pelo grupo:
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Selo América Latina de exportação da ficção televisual: mercado, comunicação e experiência na era do streaming;
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Televisualidades, matrizes culturais e modernidade latino-americana: entre a metodologia analítica e o contexto cultural;
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Narcotelenovelas e um relato de nação: aproximações da cultura-politica colombiana através do estudo de recepção e da televisualidade de Pablo Escobar, el patrón del mal;
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Estilo Televisivo e sua pertinência para a TV como prática cultural;
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Comunicação e cultura: perspectivas críticas e analíticas.
Trabalhos mais recentes apresentados em eventos pelo grupo:
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Selo América Latina de exportação da ficção televisual: mercado, comunicação e experiência na era do streaming e o caso de Aruanas. 2019.
Evento: 2a Jornada de Estudos sobre Cultura POP/PPGCOM/UFF
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MELODRAMA E GLOBALIZAÇÃO: dramas contemporâneos por reconhecimento em Coisa Mais Linda. 2019.
Evento: XVI Congresso Ibercom.
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A EXPERIÊNCIA TELEVISIVA ENTRE A MAGIA DO VER E A MÁGICA DA IMAGEM: uma análise do tema da violência contra a mulher em O outro lado do paraíso. 2019.
Evento: XXVIII Encontro Anual da Compós
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Experiências modernas de tempo na ficção televisiva latino-americana: apontamentos iniciais a partir da minissérie Dois Irmãos. 2019.
Evento: 42o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
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QUEM A NETFLIX PENSA QUE SOMOS? Análise dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina. 2019
Publicações mais recentes do grupo em periódicos, livros, dentre outros:
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Da leitura de uma picture à imagem de uma teoria: metaimagens da Rede Minas. ÍCONE (RECIFE. ONLINE), v. 18, p. 22-40, 2020.
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O MELODRAMA VIROU GLOBAL? PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E DE CIRCULAÇÃO DA SÉRIE NETFLIX COISA MAIS LINDA. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 17, p. 168-180, 2019.
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Visualidad política en Latinoamérica II : Imágenes de la Migración Venezolana en Noticieros de Colombia y Venezuela. Eikon, v. 1, p. 43-52, 2019.
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Análise da televisualidade e proposições sobre o regime estético televisivo. In: Simone Maria Rocha; Rogério Ferraraz. (Org.). Análise da ficção televisiva - metodologias e práticas. 1ed.Florianópolis: Insular, 2019.
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Imagens que perturbam, imagens que confundem: fissuras na representação visual da mediunidade em telenovelas. Análise da ficção televisiva: metodologias e práticas, Op. Cit.