CHAOS
Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (UFBA)
-
Ano de Criação: 2018
-
Vínculo: PosCom-UFBA
-
E-mail: chaosufba@gmail.com
-
Coordenação: Juliana Freire Gutmann
O GP congrega 14 pesquisadores (além da coordenadora, dois estudantes de comunicação, 10 estudantes da Pós-Graduação em Comunicação e uma da Pós-Graduação em Artes). A partir de encontros mensais, tem investido em modelos teórico-metodológicos para análise de materialidades do audiovisual, com ênfase em processos históricos, modos de percepção e relações com identidades. As atividades consistem em leituras críticas de referências, debate dos trabalhos desenvolvidos, análises coletivas e produção de artigos em coautoria. O GP tem foco no audiovisual, nas suas articulações com a cultura pop e transformações no contexto digital.
Projetos de pesquisa mais recentes realizados pelo grupo:
-
Performance como dimensão de apreensão da cultura audiovisual nas ambiências digitais, de Juliana Freire Gutmann (Cnpq/ andamento)
-
Gênero midiático como dimensão analítica da performance televisiva: uma abordagem histórica da MTV Brasil, de Juliana Freire Gutmann (Cnpq/ finalizada)
-
O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural do canal televisivo e de suas relações com identidades de gênero, de Tess Chamusca (Capes/ concluída)
-
"Sou Bicha do Amor": articulações entre pop, performance e paródias em torno de Lady Gaga, de Caio Cruz (Capes, concluída)
-
Reescrituras transviadas: vídeos musicais em rede e identidades de gênero, de Edinaldo Mota Jr. (Capes, em andamento)
Publicações mais recentes do grupo em periódicos, livros, dentre outros:
-
MOTA JUNIOR, E. A. ; GUTMANN, J. F. . #EstamosVivas: corpo travesti em performances no videoclipe Oração de Linn da Quebrada. ESFERAS, p. 13-23, 2021.
-
GUTMANN, J. F.; CALDAS, F. G. . Sobre vlog, YouTube e o televisivo: mapeando modos de definição no Brasil. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 19, p. 157-177, 2020.
-
GUTMANN, JULIANA FREIRE; MOTA JUNIOR, EDINALDO ; SILVA, FERNANDA MAURICIO DA . Gênero midiático, performance e corpos em trânsito: uma análise sobre dissidências da conversação televisiva em canais no YouTube. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE), v. 1, p. 74-86, 2019.
-
CARDOSO FILHO, JORGE CUNHA ; GUTMANN, JULIANA FREIRE . Performance as aesthetic experience´s expression: modes of seizure and operatinal mechanisms.. InTexto, v. 1, p. 104-120, 2019.
-
GUTMANN, J. F.; CHAMUSCA, T. . Juntas e misturadas no GNT? Performance televisiva, feminilidades e identidade de marca sob tensão. In: XXVIII Encontro Anual da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2019, Porto Alegre. Anais do XXVIII Encontro Anual da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2019.